terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Disney Saga #1: A Nova História e Glória da Dinastia Pato


Como não podemos amar um dos patos mais discutidos de todos os tempos? Estou obviamente falando sobre o Tio Patinhas, o velho avarento, aquele pato que mergulha em um depósito cheio de moedas, que para ler os jornais sem gastar dinheiro vai para o parque público para ler os do dia anterior deixado por alguém e para não consumir eletricidade vai ver a televisão do sobrinho; mas o Tio Patinhas também é um pato que se tornou rico ao engraxar sapatos, procurando por ouro no Klondike, que não se detém na frente de nada e, de fato, está sempre à procura de aventuras porque a aventura é a vida; ele é um pato que luta até o último suspiro para não perder sua amada primeira moeda e que esconde um lado sentimental muito mais desenvolvido do que muitos outros patos que o cercam. Estes são os ingredientes que fazem do Tio Patinhas um dos personagens indiscutivelmente mais amados da Disney.

O Tio Patinhas completou 70 anos em 2017 e o roteirista Alessandro Sisti e o desenhista Claudio Sciarrone comemoraram com nada menos que uma Nova História e Glória da Dinastia Pato. Uma nova saga, portanto, que idealmente é uma continuação da saga dos anos 70 de Guido Martina com desenhos de Romano Scarpa e Giovan Battista Carpi (História e Glória da Dinastia Pato, clique no link pra ler o post sobre ela). Uma nova saga não é algo para todos os dias, e depois de tanto tempo, está destinada a permanecer na história e se tornar um ponto de referência para futuras histórias, bem como a de Guido Martina e a lendária Saga do Tio Patinhas de Don Rosa.

Um elemento distingue esta nova saga e a diferencia do anterior: não ocorre no passado, mas no futuro. Os protagonistas não são mais os antepassados, mas os descendentes do Tio Patinhas e os outros patos, com nomes adaptados ao tempo. Tudo gira em torno dos vários descendentes do Tio Patinhas com as atitudes a que o rico pato nos acostumou e nos fez amá-lo com todas as suas contradições.

Disney Saga #1: A Nova História e Glória da Dinastia Pato

A Editora Abril já divulgou que a saga A Nova História e Glória da Dinastia Pato será publicada em fevereiro na primeira edição do título Disney Saga. Essa é uma publicação nova e, assim como o Lendas Disney, (saiba tudo sobre o Lendas Disney clicando no link), será trimestral e num formato intermediário entre o formatinho e os especiais de luxo. Terá capa cartão, lombada quadrada, papel offset e 192+4 páginas. O preço de capa divulgado pela Editora Abril é de R$29,90.

No dia primeiro do ano de 2018 a Editora Abril, por meio de sua página no Facebook divulgou uma prévia da capa do Disney Saga. Sem o título ainda, mas já temos uma ideia da ilustração de capa.

Disney Saga #1 - Prévia da capa

Abaixo, reproduzo um trecho de uma entrevista do roteirista dessa nova saga. Muita informação interessante. Talvez seja um material que possa sair como extra na edição publicada pela Editora Abril.

Entrevista com Alessandro Sisti

Alessandro Sisti

Em que ano começa esta nova saga?
Alessandro Sisti: Em 1970, apareceu a História e Glória da Dinastia Pato que falou dos antepassados do Tio Patinhas. Começou a partir do antigo Egito, depois os ancestrais se mudaram para Roma, Escócia e, finalmente, para Patópolis, dizendo o modo como a dinastia foi enriquecida. Cada história estava ligada a uma moeda do tempo e da sociedade em que os patos foram encontrados. Agora é o septuagésimo aniversário do Tio Patinhas: é uma data importante e, portanto, decidimos, em certo sentido, comemorá-lo.

Queríamos comemorar esse aniversário e queríamos fazê-lo fazendo algo diferente. Então, decidimos fazer uma nova saga, mas em vez de defini-la no passado, decidimos configurá-la no futuro. Portanto, nas histórias que você vai ler nesta nova saga, os protagonistas são os descendentes do Tio Patinhas e dos outros patos.

Como os episódios da saga se desenvolvem?
Alessandro Sisti: São seis episódios: cada um faz um salto de cem anos; Toda a saga cobre, portanto, um arco de seiscentos anos. O primeiro episódio é em 2117 em uma Ducktown lotada onde o espaço vale mais do que dinheiro: as instituições pressionam o bisneto do Tio Patinhas para comprar a colina da Caixa-Forte que vale uma fortuna, pois não há mais espaço habitável. Todo futuro é diferente e todo futuro tem um problema diferente

Os patos do futuro evoluíram ou são semelhantes aos seus antepassados?
Alessandro Sisti: As personalidades não devem ser negadas. Os descendentes do Tio Patinhas ainda são gananciosos e empresários. Agora o Tio Patinhas tem sua personalidade e vive em um contexto onde seus valores são reconhecidos, mas se o transferirmos para um futuro onde o dinheiro não tem valor e a cultura e a ciência contam, ele tem alguns problemas para se aceitar.

Apesar de ser um ávido acumulador de dinheiro, Tio Patinhas ainda é um dos personagens mais amados de todos os tempos. Como esse amor pode ser explicado?
Alessandro Sisti: O Tio Patinhas é o capitalismo esclarecido, faz coisas que beneficiam a todos. Ele coleciona fisicamente o capital, mas o que ele faz é virado para fora. Não é apenas um acumulador: envolve os outros em suas aventuras, os atos do Tio Patinhas governam o mundo, envolvem todos. Ele não é egoista como o Patacôncio, por exemplo. Então, se pensarmos sobre isso, também será um capitalista, mas começa mais do que por baixo, foi uma brincadeira, é mais do que um homem que se fez por si próprio. Patacôncio, por outro lado, é filho de um pai rico, ele não ganhou dinheiro, ele os encontrou porque o pai deles os deixou. Tio Patinhas é o mais proletário dos proletários, ele começou do zero; e então vamos encarar isso, ele finge estar atado ao dinheiro, mas todos os negócios estão conectados a ele. Um de seus dólares para ele não é apenas um dólar, é uma moeda que ele ganhou lutando, por exemplo, contra os Maori e os tubarões. É um negócio, não um centavo. Tio Patinhas mascara o amor pela aventura por trás do amor ao dinheiro.

Galeria de imagens

Capitulo 1 - Z.Depap e Lo Spazio Prezioso

Capitulo 2 - Zio Paperonio e il Segreto dell'Oceanio

Capitulo 3 - Mik Top e l'interferenza stratosferica

Capitulo 4 - Zio Paperonn e il pollice... verdollaro

Capitulo 5 - Zio Paperonde e l'impero poltrone

Capitulo 6 - Zio Paperone e l'eredità del futuro

Atualização: A Editora Abril divulgou hoje a capa definitiva do Disney Saga #1


Review Lendas Disney #1

Fonte:https://www.facebook.com/abriljovem/
https://inducks.org/issue.php?c=it/TL+3233 http://www.wordsinfreedom.com/una-nuova-storia-e-gloria-della-dinastia-dei-paperi-per-i-70-anni-di-zio-paperone/

2 comentários:

  1. Que legal você ter traduzido a entrevista, parabéns pelo ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw! Eu estava interessado em saber mais sobre essa saga e como não encontrava informações por aqui decidi pesquisar um pouco.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...