domingo, 6 de abril de 2014

Historia e Gloria da Dinastia Pato

Acabei de ler essa HQ pela primeira vez. Nunca tinha lido. Gostei muito, mas muito mesmo.

Pena que não colocaram os 3 sobrinhos no lugar dessa chata da Margarida

Primeiro vou falar como eu consegui essas 2 revistas. Foi através de um negócio em que me desfiz de algumas revistas que comprei faz pouco tempo e, em troca, recebi várias revistas que eu queria já a algum tempo e dificilmente eu encontraria em tão bom estado de conservação. Posso falar sobre isso depois, hoje vou postar rápido porque ainda quero ver um filme antes de dormir.

Em 2009, quando esses dois volumes foram lançados, eu não tinha voltado a comprar quadrinhos ainda, portanto, perdi essa saga. Voltei a comprar quadrinhos ano passado e já tinha lido a respeito dessa saga, mas não iria comprar em Mercado Livre ou por um preço alto. Iria esperar que eu topasse com elas algum dia ou que relançassem, mesmo que demorasse vários anos. Por acaso, surgiu essa oportunidade de troca e dentre as revistas que eu escolhi essas duas tiveram prioridade na leitura.

E não me decepcionei. Pelo contrário. Me surpreendi com o tanto que eu gostei. As vezes eu sinto que de tanto volume de leitura que tenho tido nos últimos meses de quadrinhos Disney acabo ficando mais crítico e não é tudo que me agrada. Tem HQs que eu acabo de ler e penso coisas do tipo "essa me levou do nada pra lugar nenhum".

Nem de longe foi o que aconteceu com História e Glória da Dinastia Pato. Adorei tudo. O roteiro é muito bom. É envolvente. Não é forçado. Não tem coisas impossíveis de acreditar. Tem piadas realmente engraçadas. São episódios, sim, mas que um te leva pro outro... tipo aqueles seriados de suspense que você assiste um episodio e quer logo assistir o próximo pra saber o que vai acontecer.

E os desenhos, cores? Poxa, eu gosto muito de Disney, mas não sou do tipo fanático por velharias. E por isso que gostei tanto desses volumes porque, apesar de serem HQs de 1975, elas tem desenhos e cores, na minha opinião, atuais. E isso me deixou a vontade pra curtir a história.

Índice do volume 1
 Índice do volume 2

Não vou ficar falando dos autores. Talvez quem venha aqui já conheça o trabalho deles melhor do que eu. Eu ainda estou me familiarizando com os desenhos e espero que eu consiga identificar o trabalho de cada um só de bater os olhos num quadrinho um dia. Enquanto isso, o que me resta é guardar mentalmente o nome de cada um daqueles que criaram HQs que eu gosto.

Só um último comentário. Os episódios que eu mais gostei foram o terceiro do primeiro volume e o episodio extra do segundo volume pelo simples motivo de que eu gostei muito da ambientação da Taverna. Até o Gastão, um personagem que eu não simpatizo muito por conta de sua sorte exagerada, se encaixou muito bem nesse ambiente e gostei do personagem dele. No caso, do ascendente dele ;p

Volume 1, Episódio 3

Muito bom esses dois volumes de História e Glória da Dinastia Pato que ainda tem várias informações e curiosidades a respeito das publicações no Brasil, censura, etc. Quem ainda não tem esses exemplares na coleção e um dia tiver oportunidade de adquirir, não pense duas vezes!


6 comentários:

  1. José, me identifiquei muito com o teu texto! Eu comecei a comprar revistas disney somente ano passado, antes disso eu so comprava pouquissimas ediçoes, e agora q comecei a me familiarizar com os artistas. Tambem nao gosto muito da Margarida, acho-a um pouco sem graça, e nesse volume seria muito melhor terem colocado os sobrinhos na capa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, André. Bom que concordamos com relação aos sobrinhos na capa, até porque eles são muito mais importantes nessa HQ. Agora eu gostaria de encontrar os volumes de 'A Saga do Tio Patinhas' que foi lançado em 2007 ou torcer para que a Editora Abril republique logo porque essa eu ainda não li.

      Excluir
  2. Estas aí eu ainda não tive a oportunidade de ler. Mas eu concordo que na capa seria melhor a aparição dos sobrinhos. Talvez por eu não ser tão fã da Margarida. Dependendo do roteirista, criam-se histórias nas quais a Margarida aparece muito interesseira, saindo com o Gastão só por causa do carro novo dele ou coisas do tipo, mesmo o Donald sendo o "namorado oficial" dela. E o pior, se o Donald dá mole para outra garota ela logo perde a compostura. Por isso que eu sempre menciono a Rainha Regina, lembra-se dela? Ela sim, na minha opinião, foi o verdadeiro grande amor do Donald. http://bloguedoshige.blogspot.jp/2013/12/pato-donald-e-saga-da-rainha-regina.html
    E falando da saga do Tio Patinhas, eu tenho dois especiais dos 40 anos da revista do titio, e vem com histórias do Don Rosa, excelentes histórias por sinal. Só fico frustrado é com o papel jornal que eles usam até nesses "especiais" comemorativos. Poderiam pensar um pouco mais nos leitores quando se trata de algo comemorativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, Sílvio. E acrescento um detalhe importante... a Margarida não é da família nem por parte do Tio Patinhas e nem por parte da Vovó Donalda. Trata o Donald da forma como você citou, mas quando precisa pedir/cobrar algo do Patinhas lá vai ela chamar ele de "Tio". Pra mim é uma grande interesseira mesmo ;p

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Sobre a Margarida vejo que dependendo de quem faz o roteiro tende a retratar ela com uma visão machista, usando ela no papel comum das mulheres chatas, fúteis, preocupadas com roupas, com as aparências, querendo presentes, interesseiras por carros, passeios e etc...
      As maioria das histórias em quadrinhos são escritas por homens e no geral todas são meio assim, as piadas acabam usando esses estereótipos femininos, Minie, Clarabela também não fogem dessa caracterização, com pequenas diferenças.
      Os personagens femininos que geralmente escapam dos estereótipos geralmente são as bruxas.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...