terça-feira, 28 de novembro de 2017

Coleção de gibis - Chico Bento


Tenho uma pequena quantidade de gibis do Chico Bento na minha coleção. Todos são muito especiais porque fizeram parte da minha infância.

Capas

Nasci em 1985 e todos esses exemplares, com exceção do nº 40 da Coleção Histórica, foram adquiridos em banca por mim mesmo (acompanhado da minha mãe) no período entre 1991 e 1997. Dos meus 6 aos 12 anos, portanto. Lembro de escolher nas bancas, tinha que dividir entre comprar Turma da Mônica e Disney, além de muitos outros títulos a disposição na época, como Senninha, que já fiz um post no blog sobre, e outros.

Foi uma época farta em quadrinhos. Eu não comprava tudo, longe disso, mas tive a oportunidade de comprar regularmente. E é sabido que qualquer gibizinho faz a alegria de uma criança. Ao menos fazia na época. Hoje as crianças preferem as novas tecnologias. Eu ainda peguei uma fase mais simples.

Por conta disso fiz uma humilde coleção de quadrinhos na época que guardei até a minha vida adulta. Hoje eu sei que é pequena em números ao constatar que existem colecionadores hardcore que tem tudo de tudo, mas pra mim sempre foi e será uma grande coleção da qual tenho muito orgulho.

Tenho um filho de 1 ano e meio e pretendo incentivar a leitura. Caso ele se interesse, em algum momento da vida dele, terá uma bela coleção pra curtir. Muito mais do que eu tive quando criança, mas não é isso que buscamos? Meus pais me deram condições melhores do que eles tiveram e espero dar condições melhores pro meu filho.


Sobre os gibis!

25 revistas empilhadas, em muito bom estado de conservação.

São 24 edições da Editora Globo, números: 107 - 168 - 169 - 188 - 204 - 205 - 212 - 216 - 219 - 223 - 225 - 231 - 235 - 236 - 237 - 251 - 256 - 257 - 262 - 264 - 266 - 267 - 289 - 308

E uma edição nº 40 da Coleção Histórica Turma da Mônica publicada recentemente pela Panini que é uma republicação do nº 40 que foi originalmente publicado pela Editora Abril nos anos 80.

Eu não sou profundo conhecedor da Turma da Mônica. Não peguei essa fase da Abril (não compro em sebos esse material) e nem a fase da Panini (voltei a comprar quadrinhos em 2013, mas não incluí Turma da Mônica). Dessa forma, não posso comparar as fases como vejo outros leitores comparando. Eu, particularmente, adoro esses gibis do Chico Bento dessa fase que peguei dos anos 90. Lembro que reli várias vezes essas revistas. Mexendo com elas e folheando as revistas lembrei de várias HQs. Li algumas curtinhas rapidamente e considero o conteúdo excelente.

Curiosidades



Cenas impossíveis - foi uma série de ilustrações com cenas inimagináveis protagonizadas pelos personagens. Saiu em todas as publicações da época. Além dessa que deixo como exemplo, tivemos também a Magali recusando comida e o Cascão tomando banho alegremente na chuva. Isso foi antes do politicamente correto chegar aos quadrinhos da MSP onde já vi comentários de que atualmente o Cascão aceita tomar banho de vez em quando e a Magali não é tão comilona quanto antes.
...


Encontro com o Presidente - o gibi Chico Bento nº 107 é de 1991. O Presidente na época era o Fernando Collor, o mesmo que atualmente é Senador. Obviamente esse encontro foi antes do impeachment que tirou Fernando Collor do governo. É bem curioso personagens de quadrinhos num encontro com um político. Será que se a Mônica soubesse do que viria a acontecer teria dado umas coelhadas com o Sansão no Presidente da República?
...


Tele 900 - lembro muito bem desse serviço de contar historinhas por telefone. Cheguei a ligar escondido dos meus pais e depois vir uma cobrança bem alta na conta de telefone. A Abril também teve, na mesma época, um serviço parecido com os personagens Disney, que eu também liguei.

Além dessas, tem muito mais coisas interessantes da época nas revistas que me remetem a infância. Ao folhear essas revistas eu faço uma viagem ao passado e me vem muitas memórias boas. Separei algumas propagandas da época para comentar, mas isso é assunto para outro post.








6 comentários:

  1. Obrigado pelas palavras, Fabiano! A recíproca é verdadeira.

    ResponderExcluir
  2. Você ainda pegou uma fase gostosa da editora globo. Se um dia tiver oportunidade, pegue os primeiro números da globo ou qualquer um da abril, as histórias são bem deliciosas, sem o politicamente correto de hoje que a panini tem (sem palavrões, nada de menção a diabo, roubo de goiabas, Nhô Lau com trabuco, etc).
    E eu tambem ligava pra esses teles. Inclusive se você ligasse a cobrar de orelhão, funcionava. Fiz muito isso diariamente até que acabou huahuahua
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Ahh se eu soubesse que dava pra ligar a cobrar de orelhão kk. E eu adoro os roubos de goiaba nas HQs do Chico Bento. Entrei muito em terreno de vizinho pra comer fruta escondido tb.

    ResponderExcluir
  4. Uma coisa legal dos histórias da turma da Mônica e que os personagens são muito humanos.Sao briguentos,fazem bullying,brincadeiras,falam palavrões,namoram.O melhor de HQs foram na abril e na Editora Globo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu considero uma leitura de entrada pras crianças. Mais fácil elas gostarem, num primeiro momento, de Turma da Mônica do que Disney. Depois elas descobrem os quadrinhos Disney e podem ler os dois.

      Excluir
  5. Meu personagem preferido. Não da Turma. Não dos gibis infantis. É meu personagem prefiro no geral mesmo, em termos de obras de ficção.

    Sobre: "Dessa forma, não posso comparar as fases como vejo outros leitores comparando."... Cara, o fosso é abissal.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...