quarta-feira, 9 de maio de 2018

Quadrinhos em capa dura Disney em risco - Sugestões para um lançamento saudável para a Editora e os leitores.


Acredito que nesse momento todos os leitores e colecionadores de quadrinhos Disney já estejam bem informados a respeito dos acontecimentos dos últimos dias referentes a publicação de quadrinhos Disney pela Editora Abril.

- Resumidamente tivemos a suspensão de todos os títulos em capa dura que estavam sendo publicados, inclusive de coleções em andamento como: Carl Barks Definitiva, Biblioteca Don Rosa e Os Anos de Ouro de Mickey. Todas elas com data indeterminada de volta.

- Além dos capa dura, os novos títulos trimestrais também foram suspensos: Lendas Disney, Disney Saga e O Melhor da Disney - Brasil. Esses títulos são recentes e tem um formato intermediário cuja periodicidade inicial seria trimestral.

- Os formatinhos mensais seguem sendo publicados normalmente, mas a opção de assinar o pacote não existe mais no site Assine Abril, assim como a opção de assinar capa dura Disney no GoBOX também foi tirada do site. A princípio não foi comentado sobre Disney Big e Disney Especial.

Enquanto esperamos mais informações oficiais a respeito pela Editora Abril eu decidi escrever esse post com sugestões para que todos esses títulos possam continuar a serem publicados de uma forma saudável tanto pra editora quanto pros leitores. Essa é uma visão pessoal e transmite um pouco do que me deixaria satisfeito se viesse a acontecer.

Sugestões


Vou falar separadamente de cada segmento: luxo, intermediário e básico.


Luxo



- Anos de Ouro de Mickey
- Biblioteca Don Rosa
- Coleção Definitiva Carl Barks

Eu gostaria que o lançamento dessas coleções tivessem a periodicidade alterada para semestral. Eu sei que os leitores são ansiosos e seis meses parece um longo tempo de espera, mas vou dar um exemplo do que acontece comigo: quando o primeiro volume da coleção do Barks foi lançado eu fiquei muito empolgado por ter a oportunidade de comprar e poder curtir as obras do Mestre. Fiquei numa expectativa gigante pelo lançamento, não resisti e comprei sem esperar promoção. Após isso, com os volumes seguintes saindo um após o outro muito rapidamente, eu quase não dei conta de acompanhar a coleção e a expectativa (hype) em torno dos proximos volumes diminuiu muito. Hoje quando penso nos volumes do Barks que falta eu comprar (apenas um: A Mina Perdida do Perneta) eu não tenho mais aquele sentimento de comprar porque quero muito o volume. Esse passo parece que se tornou uma coisa automática. O mesmo vale para as outras coleções.

Por que semestral? 

É importante notar que são três coleções em andamento. Dessa forma não ficaríamos seis meses esperando pelo próximo lançamento, mas apenas dois. Teríamos dois volumes de cada coleção lançados anualmente no total de seis lançamentos de capa dura. Bimestralmente teríamos um lançamento diferente. Esse intervalo de tempo é o suficiente para que seja gerado uma expectativa no leitor para o próximo lançamento. É uma janela boa de venda também. Não ficaríamos com muitos títulos acumulados a venda ao mesmo tempo. Esses dois meses podem ser tempo suficiente pros leitores comprarem até mesmo em promoção e depois tem um novo lançamento. Pra mim seria ideal também na questão financeira, mas quanto a isso vou me aprofundar mais pra frente no post.

Além das coleções, caso a Editora Abril queira lançar algum capa dura temático (Peninha, por exemplo) que o faça sem qualquer periodicidade, apenas de acordo com o momento que julgar propício. Minha sugestão é a de que lancem no máximo entre 1 e 3 temáticos no ano.

Intermediário



Lendas Disney
Disney Saga
O Melhor da Disney - Brasil

Atualmente esses três títulos tem periodicidade trimestral. Minha sugestão é a de que passem a serem semestrais também. Sei que parece difícil aceitar isso, mas eu prefiro que sejam semestrais do que trimestrais e a editora não dê conta de lançar ou que tenham baixas vendas.

Por que semestral?

Muito simples, esses três títulos sendo semestrais eles serão lançados a cada dois meses já que cada um terá duas edições totalizando seis no ano. Achou essa proposta parecida com a dos encadernados capa dura? É essa mesmo a intenção. Dessa forma, os títulos "intermediários" irão alternar com os títulos de "luxo" e todo mês teremos um lançamento diferente. Imagine que em Junho teremos um "luxo" (Barks), em Julho um "intermediário" (Lendas) e em agosto outro "luxo" (Rosa) e assim por diante. Dessa forma não sobrecarrega o leitor nem na questão financeira e nem deixa ele perdido em meio a tantos lançamentos já que a divulgação focaria apenas no lançamento do mês. 

Básico



Disney Especial
Disney Big
Almanaque Disney
Tio Patinhas
Pato Donald
Mickey
Zé Carioca
Pateta
Ducktales

Aqui eu não vejo muitos problemas e que seja necessário mudanças drásticas. Os títulos Disney Especial e Disney Big atualmente são bimestrais e acho tranquilo assim. Inclusive o Disney Big faz parte do pacote de assinaturas então já é um título bem consolidado. A sugestão aqui seria incluir Almanaque Disney e Disney Especial no pacote de assinaturas, mas isso já está nos planos da Editora Abril então não é nenhuma novidade. 

Quanto as demais mensais de linha eu não acredito que seja o problema da Editora hoje até porque mesmo nesse momento conturbado foi confirmado a publicação delas normalmente.

Como ficaria a programação:

Vou colocar de forma bem simples como poderia ser a programação de lançamentos da Editora Abril seguindo essas sugestões:

1º mês - 1 Luxo (Barks, Rosa ou Mickey), Disney Especial, formatinhos mensais.

2º mês - 1 Intermediário (Lendas, Saga ou O Melhor da Disney, Disney Big, formatinhos mensais.

É fácil sacar o esquema. Dessa forma vão se alternando até que anualmente seja publicado dois volumes de cada título de luxo e intermediário.

Qual seria o orçamento pro leitor que compra tudo?

1º mês - 1 Luxo (média 69,90), Disney Especial (15,00), formatinhos mensais (40,90) = total: 125,80

2º mês - 1 Intermediário (29,90), Disney Big (15,00), formatinhos mensais (40,90) = total: 85,80

Dessa forma o leitor/colecionador que compra absolutamente tudo que é publicado de quadrinhos Disney gastaria em média R$ 105,80 por mês. Para efeito de comparação, atualmente para o leitor poder comprar tudo gasta por volta de R$ 150,00 a R$ 200,00 dependendo do mês. Com essa mudança o gasto médio cairia uns 60%.

Claro que esse cálculo é em cima daquele leitor que compra tudo! Quem compra só capa dura vai gastar menos. Quem compra só o que mais agrada também. No meu caso, o único título publicado que eu não estava comprando é o Disney Especial.

E é claro que não levei em conta dos descontos promocionais (principalmente Amazon). Esse é o valor médio gasto no preço de capa. No meu caso, só pago preço de capa nos títulos intermediários e no Almanaque Disney. 

Fatores positivos da mudança:

1 - Divulgação
2 - Distribuição
3 - Gasto médio do leitor.

É fácil perceber que minha sugestões se baseiam em um só ponto: periodicidade. Aumentando o intervalo entre os lançamentos é possível melhorar nesses três aspectos listados acima. Com uma melhor divulgação e melhor distribuição o produto pode vender mais. Ao mesmo tempo o leitor vai estar gastando menos para manter suas coleções.

Posso ter esquecido algum detalhe ou errado em algum valor. Peço que relevem isso e se atentem a sugestão. Também gostaria de saber a opinião de vocês caso tenham alguma sugestão para que os quadrinhos Disney continuem firmes e fortes sendo publicados pela Editora Abril. 


8 comentários:

  1. Visito sempre! De hoje em diante só quero boas notícias kk

    ResponderExcluir
  2. As edições especiais da Disney precisam de mais divulgação. Lembrando que nos anos 80 na parte externa das bancas de jornais, haviam cartazes com os anúncios dos gibis. Seria interessante reviver esse tipo de marketing. Parabéns pelas ótimas sugestões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw, João Vicente. Concordo com você. O investimento no marketing digital não seria um custo tão elevado e acredito que traria bons resultados. Com esse intervalo maior entre os lançamentos a divulgação pode ser feita de um jeito mais eficiente.

      Excluir
  3. Se a coleção do Mickey tem 37 volumes, dois por ano seriam 18 anos... Não acho boa ideia...

    ResponderExcluir
  4. Concordo com as suas sugestões. Do modo que está sendo feito, eu que comecei a colecionar agora, estou comprando só os básicos, pelo preço que me permite comprar mais de um gibi. E a Abril, lançando vários encadernados de luxo quase que ao mesmo tempo, além de criar a condição para que o produto fique ''empacado'' nas bancas/livrarias, acaba confundindo e deixando o pessoal, sem saber qual escolher.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menos é mais, né? Foram muitos lançamentos em curto período de tempo.

      Excluir
  5. José Sérgio, boa noite.
    A periodicidade sugerida por você é muito longa. Num país com a economia instável como o nosso, acreditar que o restante de "Os Anos de Ouro de Mickey", Barks, Don Rosa levará anos para se completar será um tiro no escuro. Ansioso por obras completas de Gottfredson, Murry e outros; com os meus 59 anos, digo que não viverei para completar tais coleções e pouquíssimas pessoas se proporiam a colecionar algo com tanta demora para se completar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz sentido. Meu pensamento é que é melhor pouco do que nada, mas admito não ter certeza se esse pensamento está correto. Enfim, fiz esse post com essa sugestão no dia 09/05 e hoje, dia 20/05, ainda não tivemos o tão esperado comunicado oficial da Editora Abril. Continuo aguardando boas notícias, mas já estou me preparando para uma possível mudança de editora da licença de publicação de quadrinhos Disney no Brasil. Obrigado por sua opinião e atenção.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...