quinta-feira, 5 de abril de 2018

Disney Big #50 - 10 anos de publicação!

Nesse mês de abril chega às bancas o número 50 de Disney Big. Essa é uma marca bem expressiva para a publicação que caiu no gosto dos leitores de quadrinhos Disney. 


Foi divulgado que essa edição terá a publicação de uma HQ inédita aqui no Brasil da primeira aparição do Patolfo, um primo louco do Donald. Dei uma pesquisada e acredito ser essa:

Sgrizzo il più balzano papero del mondo
Roteiro: Romano Scarpa
Desenho: Romano Scarpa
Arte-final: Giorgio Cavazzano
Data da primeira publicação: 1964


Sobre a trajetória da publicação de Disney Big

A Editora Abril lançou o primeiro número de Disney Big em dezembro/2008. A revista já nasceu com o formato de 300 páginas que não se alterou durante todo esse período e o preço inicial de R$ 12,95. Os primeiros números de Disney Big tinham em seu conteúdo apenas republicações e a partir de certo momento começou a serem publicadas também HQs inéditas, geralmente HQs mais longas ou mesmo sagas completas.
Os primeiros números de Disney Big não tiveram uma periodicidade bem definida. Foi quadrimestral, trimestral, bimestral, com alternâncias. Abaixo temos as datas de lançamento de cada edição até ela se tornar bimestral como é publicada hoje.

Disney Big #1 - Dezembro/2008
Disney Big #2 - Julho/2009
Disney Big #3 - Novembro/2009
Disney Big #4 - Março/2010
Disney Big #5 - Julho/2010
Disney Big #6 - Setembro/2010
Disney Big #7 - Dezembro/2010
Disney Big #8 - Fevereiro/2011
Disney Big #9 - Maio/2011
Disney Big #10 - Junho/2011
Disney Big #11 - Setembro/2011
Disney Big #12 - Dezembro/2011

A partir do #12 de dezembro/2011 a revista Disney Big começou a ser publicada de forma bimestral. Essa periodicidade não foi alterada e agora em abril chega ao número 50 em praticamente 10 anos de publicação.

Reajuste de preços Disney Big - 2008/2018

Disney Big #01 - dez/2008 – R$ 12,95
Disney Big #16 - ago/2012 – R$ 13,00
Disney Big #31 - fev/2015 – R$ 14,00
Disney Big #37 - fev/2016 – R$ 15,00

O primeiro Disney Big foi lançado em dezembro/2008 com preço de capa de R$ 12,95 e hoje, 10 anos depois, ele é vendido no preço de R$ 15,00. O aumento não foi tão grande nessa publicação sendo, com certeza, menor do que a inflação no período.

Entre 2011 e 2015 também havia a publicação de dois outros títulos que hoje foram cancelados: Disney Jumbo (500 páginas) e Mega Disney (800 páginas). Ao contrário desses, o Disney Big segue sendo publicado e parece ter um futuro promissor não correndo um risco de cancelamento. Inclusive ele faz parte do pacote completo de assinaturas dos quadrinhos Disney, o que já garante uma boa tiragem. 

Minha coleção de Disney Big

O Disney Big #19, de fevereiro de 2013, foi o primeiro que comprei após voltar a ler e colecionar quadrinhos Disney. Foi uma época da minha vida em que passei a morar sozinho e trouxe meus gibis da infância que estavam na casa dos meus pais para a minha casa. Peguei o gosto para, além de ler, cuidar da coleção. Ao encontrar em redes sociais e ver que atualmente é possível ter um contato direto não só entre leitores, mas também com os responsáveis pelos quadrinhos Disney no Brasil, tanto com editores quanto com os artistas envolvidos, fiquei mais animado com o universo Disney.

Disney Big #19 - Fev/2013

Apesar de ter começado a comprar Disney Big no #19, aos poucos eu consegui comprar algumas das edições antigas. Sempre pagando um valor que eu achava justo, nada exorbitante. Cheguei a comprar em banca números que eu acredito serem de encalhe por metade do preço de capa. Hoje me faltam apenas 4 números (02, 04, 05 e 16) e pode ser que um dia eu complete essa coleção. 


Como minha coleção está guardada


Como ela ficaria na estante

A única coisa que não gosto do Disney Big é essa lombada vermelha padrão. Gostaria que, ao menos,  tivesse o número da edição na lombada. Como eu disponho de pouco espaço resolvi guardar elas nas caixas do GoBox que tenho. Essas etiquetas estão desatualizadas porque faltam guardar nessas caixas alguns números baixos de Disney Big que adquiri esse ano e também os mais recentes.


Disney Big - 50 HQs

Eu sempre gostei dessa publicação e li HQs ótimas nela tanto republicações quanto inéditas. Vou destacar uma HQ que mais curti de cada uma das 50 edições publicadas de Disney Big. Só por curiosidade mesmo pra listar quanto bom conteúdo já foi publicado nesse título em meio as 15 mil páginas de quadrinhos.





Um título de muito sucesso da linha de quadrinhos Disney da Editora Abril. Espero que mantenha-se firme e com uma boa seleção de HQs. Que venham mais 50 números para chegar a 100 edições publicadas.


Quer fazer parte do grupo do blog HQ+HQ no Facebook?
HQ+HQ no Facebook

9 comentários:

  1. Nossa, adorei o detalhamento. E organizadas na coleção, tá bem bonita. Onde conseguiu as caixinhas que colocou ela, ou voce que fez? Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas caixas são da assinatura GoBOX de encadernados de luxo dos quadrinhos Disney. Vinha um por mês e mais alguns brindes. Eu assinei por pouco mais de um ano, mas desde dezembro eu parei de assinar. São caixas muito bonitas e consegui encontrar uma utilidade pra elas.

      Excluir
  2. Eu nunca comprei o Disney Big,mas é um tipo de gibi que eu adoro.Eu tenho um certo fascínio por grandes almanaques.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena. 300 páginas por 15 patacas e sempre está sendo publicado alguma HQ inédita entre as republicaçôes.

      Excluir
    2. Vale a pena mesmo: só não tenho do 1 a 3 rs ...

      Excluir
  3. Essa é a HQ de estréia do Patolfo nos quadrinhos Disney em 1964. A Abril tem resgatado as HQs de Romano Scarpa que permaneciam inéditas no Brasil. No Almanaque Disney desse mês tem outra HQ dele e muito boa por sinal. Essa capa não me agradou. Esperava uma capa mais interessante para o nº 50 de Disney Big. Ou talvez eu esteja dando uma importância maior do que deveria para um número de edição ;p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho curiosidade em saber o motivo de ainda serem inéditas esses sucessos de 50 a 70 : duplo mistério de mancha negra, a primeira aparição da pata-lee, esta do disney big 50 etc

      Excluir
    2. A primeira aparição da Pata Lee não é mais inédita; foi publicada no Almanaque Disney 376.

      O"

      Excluir
    3. Mario, acho que o que a dúvida do Orlando é por qual motivo essas HQs antigas ainda permaneciam inéditas no Brasil e só estão sendo publicadas agora.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...