domingo, 31 de dezembro de 2017

Cancelamento da revista Minnie

A revista mensal da Minnie #81 de Janeiro/2018 trouxe uma surpresa para os leitores: o cancelamento da revista. 

Aviso do editor na revista Minnie #81

Lá se vai uma história de mais de 6 anos de publicação. O primeiro número dessa série da revista Minnie foi publicado em Junho de 2011. Nessa mesma data o Pateta também teve o lançamento da sua nova série de revistas mensais. 

Minnie #1 - Junho/2011

Eu tinha a ideia de que as mensais tanto da Minnie quanto do Pateta teriam uma sequência tranquila sem perigo de cancelamento devido a fazerem parte do pacote de assinaturas da Editora Abril: Quadrinhos Disney Completo. Nesse pacote, além das revistas já citadas, também fazem parte as tradicionais revistas Mickey, Zé Carioca, O Pato Donald, Tio Patinhas e Disney Big.

Acredito que apenas as vendas de assinaturas já seriam o suficiente pra manter a publicação dessas revistas. Por esse motivo o cancelamento da revista mensal da Minnie talvez não tenha sido devido ao número de vendas. O motivo deve ser uma estratégia de posicionamento no mercado. 

A Editora Abril irá publicar a nova revista mensal Ducktales a partir de fevereiro no lugar da Minnie. Devem estar com uma expectativa maior pra essa revista que tem quadrinhos inéditos baseados no novo desenho Ducktales.

O que mais surpreendeu é terem cancelado a Minnie sem nenhum aviso prévio aos leitores. Com exceção desse informativo na própria revista apenas no último número, nada foi falado. E isso que tivemos bastante exposição na mídia nesse mês de dezembro. Tiveram oportunidade de falar sobre isso e não quiseram ou decidiram de última hora.

Um ponto interessante a se debater é o fato de que a nova revista mensal Ducktales muito provavelmente será incluída nas assinaturas no lugar da revista Minnie. Não pode ser feito de outra forma, uma vez que foi vendido um produto e ele tem que ser entregue em sua totalidade.

Isso talvez explique o motivo que levou a Abril a cancelar a revista Minnie. Colocar uma revista mensal nova como Ducktales para ser vendida apenas de forma avulsa (bancas, livrarias, etc) sem constar nos planos de assinatura é uma aposta bem delicada. Recentemente tivemos o retorno do Almanaque Disney, vendas avulsas, que vem se mantendo, mas isso pode ser devido a força do título ou pode até ser que não esteja atingindo os números de venda esperados pela Editora Abril, mas que não tira novamente de circulação pra não queimar o título como um fracasso de venda.

Substituindo Minnie por Ducktales nas assinaturas a Editora Abril já tem garantida uma certa tiragem de revistas “vendidas”. Seja esse número de assinantes qual for, 5 mil ou 30 mil, já é um começo melhor pra uma revista nova do que começar do 0.

Esse processo de substituição de uma revista pela outra tem a mínima (quase nula) possibilidade de acontecer com as quatro publicações tradicionais: O Pato Donald, Mickey, Tio Patinhas e Zé Carioca, mas o que aconteceu com a revista Minnie nos serve de lição e alerta. Gosto muito do Pateta e de sua revista mensal, mas ele que não se cuide... pode ser o próximo a ser cancelado. 

O cancelamento da revista Minnie não foi o fim do mundo pra mim. Das sete revistas mensais da Editora Abril, se eu tivesse que escolher uma pra parar de comprar, começaria pela Minnie. Não digo o mesmo em relação a revista do Pateta, mas isso é mais por motivos pessoais.

Agora é olhar pro futuro e esperar pra ver como o conteúdo mensal de HQs da Minnie que vinham sendo publicadas na revista dela vão ser espalhados nas outras publicações: Mickey, Almanaque Disney, Pateta e Disney Big.

E torcer pra que essa nova revista Ducktales tenha um bom conteúdo até porque, como assinante dos quadrinhos Disney, provavelmente vou receber ela de qualquer jeito mesmo não sabendo que ela viria no pacote no ato da assinatura

Esse é um assunto novo ainda e novas informações podem surgir. Até lá, muitos leitores vão gostar ou odiar essa decisão editorial.

Minnie #81 - Será que um dia volta?

5 comentários:

  1. Eita, ainda nem é 2018 e você já recebeu essa edição? rs Pra mim, não fará falta, sempre considerei a mais fraca de todas as revistas atuais. Infelizmente, não contou com a mesma qualidade de Margarida que se manteve por mais de 200 edições, creio que pela produção brasileira de quadrinhos, principalmente. Tenho esperança que um dia a revista da Margarida volte, nem que seja só de republicações como é agora a Zé Carioca...

    Quanto à Ducktales, mal posso esperar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falta pouco agora, já estamos em 2018 e fevereiro está logo aí! Seria legal a volta da mensal da Margarida com produção nacional.

      Excluir
    2. Bem lembrado José Sérgio, seria ótimo ter a Margarida de volta

      Excluir
  2. Ducktales em quadrinhos nunca me agradou muito. Gostava mais do desenho animado. Agora é uma roupagem totalmente nova e, apesar do estilo Quadradópolis, o roteiro do desenho tem sido muito elogiado. Por isso eu iria comprar a primeira edição pra dar uma chance e ver o que eu achava das HQs, mas a Editora Abril decidiu isso por mim. Se incluir Ducktales na assinatura eu irei receber querendo ou não kk Estranho isso.

    ResponderExcluir
  3. Detalhe que o lançamento mensal de Ducktales terá que ser no começo do mês, como as outras mensais, pra que possa ser entregue junto no pacote. Se colocaram lançamento pra 20/fevereiro, por exemplo, já complica toda a logística. Esperar pra ver se vão incluir mesmo na assinatura ou apresentar outra opção pros assinantes.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...