sábado, 18 de fevereiro de 2017

Pateta

        A revista mensal do Pateta está em sua 3ª série. Isso quer dizer que por duas vezes anteriormente ela já teve essa regularidade e acabou sendo cancelada. Usando o INDUCKS como fonte, vou colocar um breve histórico da publicação do Pateta no Brasil.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Pateta nº 1 - 1ª Série

    A primeira vez que o Pateta ganhou uma revista própria foi em set/1982 e a revista tinha 36 páginas. Eu nasci em 1985 e não tenho nenhuma revista dessa coleção. Essa 1ª série foi até o nº 56 em out/1984.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pateta nº 1 - 2ª  Série

       A segunda vez  que o Pateta teve sua própria revista foi durante a fase das revistas em quadrinhos de 1 real da Editora Abril. Aquelas fininhas que tinham um papel melhor que o papel que costumamos ter nos gibis mensais.  Cada edição tinha apenas 16 páginas de republicações. Essa tentativa teve 26 edições e foi de set/2004 até jan/2007. Tenho apenas uma revista dessa fase que comprei em sebo porque na época eu estava afastado dos quadrinhos.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pateta nº 1 - 3ª Série

      Por fim, chegamos a 3ª série da revista mensal do Pateta, a fase atual que começou a ser publicada em junho de 2011 e que já está no nº 70. Cada edição tem 52 páginas inéditas. O que faz a revista ser parte da linha de mensais com bastante prestígio.

         Dessa fase, eu tenho 56 edições de 70 publicadas. Aos poucos, com o espírito do Indiana Pateta, eu vou a caça das edições que faltam.  A edição nº 20, de janeiro de 2013, marca a data do meu retorno aos quadrinhos Disney. Foi essa a primeira revista que comprei quando voltei a comprar quadrinhos, por puro acaso, já que eu só entrei na banca pra comprar alguma coisa pra ler enquanto esperava por um compromisso.

Edição nº 1 e Edição nº 20

      Minhas revistas ficam guardadas em saquinhos plásticos com zip lock. De tempos em tempos eu tiro todas elas pra respirar um ar porque dizem que é importante. Isso me motivou a escrever esse post. Compartilhar a coleção e minhas opiniões.

Pateta e suas revistas

Dando uma olhada rápida nas revistas resolvi fazer uma brincadeira do tipo TOP 5. Escolhi então 5 edições que podem estar no meu TOP 5 de melhores capas dessa fase atual da revista do Pateta. A edição nª 68, de dez/2016 já é uma das minhas preferidas. A HQ da Espada Geladinha é divertida do começo ao fim, varias piadas por página com o Pateta sendo o grande protagonista. E pra fechar a revista uma HQ de natal com o Pateta como protagonista e com participação especial do Indiana Pateta que também é excelente. 


Meu TOP 5 de capas


     O Pateta é meu personagem preferido e essa revista mostra a força que o Pateta tem pra ser protagonista e ter sua própria revista mensal. Pateta nem de longe é um coadjuvante das HQs do Mickey,  inclusive muitas HQs do Pateta são mais divertidas do que muitas do Mickey. 

De volta ao plástico e estante

       Faço esse post mais como um elogio a todos os artistas envolvidos nas HQs do Pateta e um elogio também a editora abril pela publicação e desejo vida  longa a revista mensal do Pateta. Já estou esperando a edição nº 100!




Um comentário:

  1. Pateta é um exemplo de coadjuvante que ofusca o protagonista.Sem ele,as hqs do Mickey ficam sem um aditivo,serias,faltando alguma coisa.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...