quarta-feira, 30 de abril de 2014

Coleção de gibis do Zé Carioca

Hoje vou falar sobre a minha coleção de gibis do Zé Carioca. 

Atualmente a periodicidade do gibi do Zé Carioca é mensal, mas a maior parte da minha coleção é da década de 90 em que a periodicidade era quinzenal. Interessante que era quinzenal e cada gibi tinha 68 páginas, enquanto hoje o gibi é mensal e tem 52 páginas. Ou seja, na década de 90 eram publicadas 136 páginas de Zé Carioca por mês (a maior parte de inéditas) enquanto hoje são publicadas apenas 52 páginas por mês e apenas 10 páginas de HQs inéditas. Hoje nem seria legal mesmo que publicassem 100 páginas de ZC todo mês porque seriam tudo repeteco (já tem o Almanaque bimestral pra isso). O jeito é torcer pra que a produção de HQs aumente e publiquem mais do que apenas essas 10 páginas inéditas por mês.

Outro fato interessante é que o gibi do Zé Carioca era vendido em 1996 por R$ 2,00. Atualmente, em 2014, ele é vendido por R$ 3,20. E aí? Vocês acham que subiu mais do que a inflação no período (18 anos)? Acredito que não. Resta a dúvida se nós pagávamos caro em 1996 ou pagamos barato em 2014 levando em conta o salário mínimo de cada época.


Minhas revistas todas empilhadas


Eu fui assinante dos gibis Disney entre Outubro/1994 e Setembro/1998. Na época o pacote de assinatura era chamado Mundo Disney. Essa fase foi dos meus 9 até os 13 anos. Por esse motivo eu tenho na coleção todas as edições do Zé Carioca entre os números 2008 e 2112 que vieram na minha assinatura. 
Além dessas eu tenho alguns poucos números anteriores que comprei antes da assinatura e mais alguns poucos números posteriores que comprei recentemente na Casa do Gibi. E tenho as mensais recentes que voltei a comprar do começo de 2013 pra cá. Tudo isso totaliza exatos 140 gibis do Zé Carioca.

Sempre gostei das HQs do Zé Carioca porque, ao meu ver, são HQs mais fáceis de se ler. O fato de serem ambientadas na Vila Xurupita, um lugar totalmente diferente de Patópolis faz com que você não enjoe sempre do mesmo cenário. Não tem a procura por mistérios do Mickey, as encrencas que o Donald se envolve ou as buscas por tesouros do Tio Patinhas. Desculpem a comparação tosca mas é como se fosse a Turma da Mônica no bairro do Limoeiro, não os personagens e sim, o ambiente. São várias as HQs que o Zé Carioca está em outro lugar, mas a grande maioria é mesmo na Vila Xurupita. E isso nem de longe é ruim. Eu adoro o campinho, o bar onde eles jogam sinuca, o quintal do Pedrão, etc.

É sempre um prazer mexer com as revistas

Agora eu vou colocar fotos e comentar algumas revistas que fazem parte da coleção e que considero importantes ou ao menos são as que eu acho interessante falar a respeito.

Zé Carioca na Copa (1994)

Essas revistam saíram em 1994 um pouco antes e durante o mês da Copa do Mundo. São revistas que antecedem a minha assinatura. Eu tenho apenas essas 3 edições, falta uma ainda que é a número 1997. Essa série de HQs vai ser republicada no Volume 3 da série  Futebol Disney 2014 que será lançada no mês de maio. Vale a pena comprar esse especial pra ler essas HQs!

Novo Morcego Verde

O Morcego Verde foi criado pelo mestre Disney, Ivan Saidenberg em 1975. E no ano de 1994 ganhou uma nova origem e foi totalmente reformulado em uma HQ inspirada no Batman – O Cavaleiro das Trevas. Eu tive a sorte de acompanhar todo esse começo da nova fase do Morcego Verde porque essas revistas já faziam parte da minha assinatura. Na época eu não conhecia o Morcego Verde antigo, então esse é o Morcego Verde que eu conheço e estou habituado.

Recomendo a leitura de um post do Thiago Machuca no site Portallos que fala bem mais detalhadamente sobre o assunto.

http://www.portallos.com.br/2011/12/30/o-morcego-verde-inspirado-em-batman/


Zé Carioca em papel especial

Essas 3 eu separei apenas porque foi o começo de uma fase bem curta em que o gibi do Zé Carioca teve um “papel especial”. Um papel melhor do que o papel jornal de sempre. A chamada de capa prometia um papel mais bonito, colorido e brilhante e realmente era melhor mesmo. Uma pena que essa fase não durou muito. Começou no ZC 2049 de maio/1996 e terminou no ZC 2056 de agosto/1996. Apenas 7 edições e 4 meses durou esse sonho ;p

Eu gostaria muito que toda a linha de gibis Disney fosse em um papel melhor. Aceitaria pagar um pouco mais caro por isso. Ou que pelo menos os especiais Disney Temáticos fossem com um papel melhor. Já comentei sobre isso no post anterior.

Zé na Idade da Pedra e Os 12 trabalhos de Zércules

Eu adoro essas duas mini séries! Li e reli várias vezes, principalmente a da Idade da Pedra. Inclusive por algum motivo obscuro eu “perdi” o meu gibi Zé Carioca 2053. Fiquei anos e anos preocupado com esse fato. Não sabia se tinha emprestado/dado pra alguém. Se tava perdido pela casa. Eu sempre tive certeza que em algum momento da minha vida eu tive ele. Por fim, dei-me por vencido e quando surgiu uma oportunidade de comprar essa edição na Casa do Gibi não pensei duas vezes. Incorporei-a de volta na minha coleção. 

Essas HQs do Zé na Pedra são muito divertidas e, por sorte, estão dentro da fase em que o gibi do Zé Carioca veio com papel melhor. Já a do Zércules é no papel bunda de sempre mesmo, mas também é muito bacana.Só não entendo porque quase 20 anos depois essas 2 mini séries ainda não foram republicadas. Juntando as 2 não somam nem 80 páginas. Os novos leitores merecem essas HQs!


Capas marcantes

Por fim, uma foto com 3 das capas que eu acho mais interessantes do Zé Carioca que eu tenho na coleção. A primeira é do ZC 2068 de janeiro/97 que tinha um papel especial que brilhava dando um efeito muito legal. A segunda é do ZC 2077 de maio/97 que traz uma chamada de capa para uma HQ que parodia os filmes Star Wars. E a terceira é mais recente, do ZC 2385 de junho/2013 com essa capa magnífica com o Morcego Verde e o Morcego Vermelho se encarando. Eu gosto demais da minha coleção de gibis do Zé Carioca. Atualmente ando sem tempo pra ficar relendo os gibis antigos, mas esses da fase entre 1994 e 1998 que eu tenho eu reli várias vezes durante os quase 15 anos que fiquei sem comprar gibis.

Coleção na estante

Eu uso esses saquinhos que dá pra abrir e fechar. Fica um efeito bacana na estante até e é bem prático. Nessa prateleira da estante , metade são os 140 gibis do Zé Carioca e a outra metade são os gibis do Pato Donald que devem estar beirando por aí também.

Quando eu animar novamente em postar eu posso comentar sobre minha coleção do Pato Donald.

12 comentários:

  1. Oi José Sérgio, gostei demais da postagem, foi bem abrangente e tem bastante de você mesmo, suas impressões sobre a coleção. Acho isso fantástico, e sinto falta disso na internet. Não basta chegar no blog e dizer, olha, eu comprei isso... Tem que mostrar como acondiciona, guarda na estante. Isso incentiva um leitor iniciante a ter cuidado e zelo pelas publicações. Gostei mesmo. E sua coleção de ZC é bem legal, como vc foi assinante por longo período seus gibis não ficaram pulando de sebo em sebo. Sei que vc comprou outros em sebo, não é isso, eu também tenho muitos dos meus gibis Disney de sebos, mas, nessa época de 90 eu nem sonhava em ser assinante, tava com mil contas pra pagar tinha outros compromissos, etc... Gostei também de sua análise sobre o universo do Zé, ambientado na Vila Xurupita, nunca tinha pensado por este lado, tem pontos interessantes nessa linha de raciocínio. Enfim, parabéns pelo tipo de postagem. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio, Paulo. Aqui eu tento sempre expressar minha opinião a respeito do que to postando. Não apenas copiar/colar informações. To tentando deixar meu blog com um jeito de blog que eu gostaria de ler. Existem poucos blogs que falam regularmente sobre Disney, seria legal se tivesse mais.

      Excluir
  2. Legal! Eu também uso esses saquinhos zip. São bem práticos e bonitos mesmo! Também comecei a ler quadrinhos Disney nos anos 90, mas como não tinha dinheiro pra comprar ficava só com os gibis de sebo. Nessa época ainda tinha na minha cidade! Vi nas fotos que está fazendo a coleção da Salvat, certo? Parabéns pelo blog amigo! Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To fazendo a coleção da Salvat, sim. Não sou um profundo conhecedor do universo Marvel. Comprei, na minha vida toda, bem poucas revistas de super-herois. Essa coleção tá sendo perfeita pra mim porque eu gosto de HQs de herois que não se prolongam em outras revistas. Essa já traz o arco fechado então é bem bacana. Essa coleção me proporcionou ler pela primeira vez uma HQ do Demolidor por exemplo. É complicado investir R$ 60 por mês, mas acho que compensa.

      Obrigado pela visita e pelo elogio. Abraço.

      Excluir
  3. É, eu gosto do Zé Carioca. Das mensais, leio sempre a do ZC primeiro. Ainda mais agora que tem sempre uma HQ inédita. Mas o personagem que eu mais me identifico é com o Pateta ^^

    Se você tiver oportunidade de encontrar em sebo essa mini série da Idade da Pedra, compre na hora! É bem divertida;

    ResponderExcluir
  4. Olá! Parabéns pela tua coleção. Eu sempre gostei muito das hqs do Zé que li, principalmente porque eram todas desenhadas por artistas brasileiros. E essa tua idéia de usar esses saquinhos zip é excelente. Aqui no Japão até existem esses tipos de saquinhos mas nunca encontrei na medida certa para o tamanho dos gibis, sem contar que não são muito baratos. Eu uso um outro tipo de saco plástico que eu compro um pacote com 200 sacos por preço bem barato e existem de diversos tamanhos. Quanto ao tipo de papel eu também defendo a idéia dos temáticos e outros comemorativos da Disney serem em papel de melhor qualidade, além de ser um presente para o leitor também valoriza a obra do artista. Bom dia para você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui esses saquinhos custam em média R$ 0,10 cada. Compro 100 por uns R$ 10. Não acho caro.

      Excluir
  5. Cara, parabéns pela coleção e pelo post!
    Eu gosto de Zé Carioca, acho divertido. Mas por questão de preferências, acabo lendo mais Patinhas, Mickey, Donald e Pateta. De qualquer forma, Zé Carioca é sempre bom pra mudar um pouco o clima!

    Quanto ao preço, é difícil fazer uma comparação, por antes também tínhamos mais inéditos, por exemplo, o custo deles, por vários fatores, inclusive o 'inedito' é difícil de calcular sem estar fazendo parte da empresa.

    ResponderExcluir
  6. Sei que e uma colecao incrivel mais seria mt legal se vc disponibilizase sua colecao em scans assim o gibi fica digital e dura pra sempre e vc pode dividir com quem nunca leu algum numero da sua colecao a respeito da 1997 do ze na copa tem em scans pela net a unica que nao achei foi a 1998 bela colecao e belo post valeu abracos

    ResponderExcluir
  7. Li muitas revistas do Zé Carioca e adorava as histórias do Zé Babá e também aquelas em que apareciam os primos vindos de várias regiões do Brasil: Zé Queijinho, Zé Jandaia, etc.Tempos bons dos quadrinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o Zé Paulista também. Tem muito Zé! Obrigado pela visita!

      Excluir
  8. Post de 2014...
    Coleção pra legar.
    Só um erro de revisão, mas que deu pra entender mesmo assim: "2008 e 2112".
    Abç

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...